A arte de desacelerar: Como teres tempo para ti num mundo agitado

Vivemos num mundo que valoriza a rapidez e a produtividade. Estamos sempre a correr, a tentar fazer mais e a tentar ser mais. Mas esta constante agitação pode ser prejudicial para a nossa saúde e bem-estar.

Neste artigo, vamos explorar a arte de desacelerar, ou seja, qual é a sua importância para a nossa vida e como podes ter tempo para ti num mundo agitado.

Conteúdo do artigo:

  1. A importância de desacelerar
  2. Dicas para desacelerar
  3. Como teres tempo para ti no dia-a-dia?
  4. Conclusão
  1. A Importância de desacelerar

Desacelerar não significa ser preguiçoso ou improdutivo. Significa simplesmente dedicar um tempo do teu dia para parar, respirar, estar presente naquilo que estás a fazer e dedicares tempo a uma atividade que te dê prazer, de forma a que consigas apreciar a vida.

Por vezes, acreditamos que desacelerar e desfrutar de momentos de relaxamento é um luxo, mas na verdade é uma necessidade vital do ser humano. Quando dás prioridade a desacelerar, estás a dar prioridade à tua qualidade de vida, saúde e bem-estar, pois vais conseguir reduzir o stress e ansiedade no teu dia, melhorar a tua saúde mental e física, aumentar a tua produtividade e concentração, melhorar a tua qualidade de sono e melhorar as tuas relações.

Adicionalmente, quando priorizamos tanto as nossas responsabilidades profissionais como as responsabilidades pessoais, alcançamos um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e, assim, um maior sentimento de realização e felicidade.

  1. Dicas para Desacelerar

Há várias coisas que podes fazer ao longo do teu dia para desacelerares. Deixo abaixo algumas dicas:

> Faz pausas regulares: Durante o teu dia de trabalho faz pausas para relaxares e recarregares energias.

Podes utilizar uma estratégia de produtividade muito conhecida, a estratégia Pomodoro. Esta consiste em definir blocos de tempo de trabalho e blocos de tempo de descanso. Por exemplo, 25 minutos de trabalho intenso, 5 minutos de descanso, 25 minutos de trabalho intenso, 5 minutos de descanso e por aí adiante até complementares 4 ciclos seguidos de trabalho intenso e descanso. No final dos 4 ciclos deves fazer um período de descanso maior do que os 5 minutos, de forma a que o teu cérebro descanse. O tempo que defines para os momentos de trabalho intenso e para os momentos de descanso podem ser ajustados conforme o que consideras ser melhor para ti.

> Desconecta-te das redes sociais: Temos o hábito de estar sempre a consultar as redes sociais, seja em momentos de descanso ou durante o trabalho, mas na verdade isto prejudica a nossa produtividade e a qualidade do nosso descanso, pois o nosso cérebro é sobrecarregado com diferentes estímulos quando estamos muito tempo ao telemóvel. Por esse motivo, nos momentos dedicados a desacelerar e relaxar, evita mexer no telemóvel para que de facto o teu cérebro possa descansar e recarregar energias.

> Pratica a atenção plena: Em vez de estares focada sempre no passado ou no futuro, procura estares focada no presente, pois assim conseguirás tirar maior proveito do que estás a fazer naquele momento.

> Faz algo que gostes: Nos momentos de desaceleração dedica tempo a fazer algo que gostes, pode ser ler um livro, apanhar ar fresco, beber um café, cozinhar ou qualquer outra atividade que te dê prazer.

> Quebra a rotina: Sempre que possível, no final de um dia de trabalho, procura quebrar a rotina, ou seja, faz algo diferente que te dê prazer e entusiasmo, por exemplo, ir beber um café com amigos ou ir ao cinema. Ao fazeres isto estás a “fugir” do piloto automático em que muitas vezes acabamos por viver, sem darmos conta, e vives com mais entusiasmo, pois sabes que vais fazer algo de que gostas.

  1. Como teres tempo para ti no teu dia-a-dia?

Como já foi referido, teres tempo para ti é fundamental para melhorares a tua qualidade de vida, saúde e bem-estar. Por esse motivo, estas são algumas formas que podes usar para garantir que todos os dias tens tempo para ti:

> Prioriza o teu tempo: Priorizar o teu tempo significa teres clareza do que é realmente importante para ti, desta forma vais conseguir eliminar tarefas que muitas vezes ocupam o teu tempo e não acrescentam valor à tua vida.

> Usa a agenda: Organiza o teu dia numa agenda, seja ela física ou digital. Ao contrário do que se pensa, ter uma agenda dá-te mais liberdade, pois terás o teu dia mais organizado e com foco no que é prioritário para ti, deixando de lado as tarefas secundárias e/ou sem importância. E lembra-te que deves sempre reservar um momento para atividades que te façam feliz e te preenchem, para que possas assim cuidar da tua saúde e bem-estar.

> Aprende a dizer não: Mais uma vez, ao saberes o que é prioritário para ti será mais fácil eliminares tarefas que apenas te desgastam. Por esse motivo, e se és uma pessoa que coloca os outros em primeiro lugar, aprende a dizer não e a colocar-te a ti em primeiro lugar.

> Cria um ritual de autocuidado: Teres um ritual de autocuidado é muito importante para melhorares a tua saúde e bem-estar, pois este é um momento em que o foco és tu. No teu ritual de autocuidado podes, por exemplo, meditar, praticar exercício físico ou simplesmente tomar um banho relaxante.

Conclusão:

Como já percebeste, desacelerar e encontrar tempo para ti mesmo não é um luxo, é uma necessidade. Lembra-te, a tua saúde e o teu bem-estar devem estar sempre em primeiro lugar, pois desta forma conseguirás melhorar a tua qualidade de vida, ter um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e dedicar tempo às atividades e às pessoas que são importantes para ti e que te fazem feliz. 

Se gostaste deste artigo, partilha com os teus amigos e familiares.

E se está à procura de mais dicas e técnicas para melhorar a tua saúde e o teu bem-estar, lê o artigo “Cria o teu ritual matinal de bem-estar e começa o dia com energia

Clica aqui e lê o artigo agora

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Shopping Cart
Scroll to Top