Começar o dia com um momento dedicado a ti faz toda a diferença, pois tens a oportunidade de desfrutar de um momento só teu, com foco nas tuas prioridades e com atenção plena no teu bem-estar mental e físico, com a tranquilidade que desejas.
Um ritual matinal bem estruturado dá-te a oportunidade de começares o teu dia com energia, o que se vai refletir na tua produtividade, humor e bem-estar ao longo do dia.
E como fazemos isso?
Continua a ler e descobre os 3 elementos fundamentais que devem fazer parte do teu ritual matinal.
Conteúdo do artigo:
- A diferença entre rotina e ritual
- A importância do ritual matinal
- 3 elementos fundamentais de um ritual matinal
- Conclusão
- Diferença entre rotina e ritual
Mas, primeiro, vamos perceber qual é a diferença entre rotina e ritual.
As rotinas são comportamentos e hábitos que realizamos todos os dias da mesma forma, já fazem parte do nosso dia e ajudam-nos a ter um dia mais organizado. Por vezes, as rotinas estão tão interiorizadas em nós que são feitas de forma automática, como por exemplo, fazer a cama de manhã, outras vezes temos de nos lembrar de fazer determinada tarefa.
Um ritual é parecido com uma rotina, pois é algo que fazemos regularmente, a grande diferença é a intenção que colocamos nessa ação.
No fundo, um ritual é uma rotina que adotas no teu dia, mas que tem uma intenção e um propósito maior. São momentos onde dedicas a tua atenção plena àquilo que estás a fazer, que te ajudam a alcançar os teus objetivos e que fazes com gosto. Por exemplo, uma pessoa que tenha como objetivo ser ativa e saudável pode incluir no seu ritual matinal o exercício físico.
- A importância do ritual matinal
Ter um ritual matinal é muito importante porque permite-te começar o dia com calma, organização e focares-te em ti, influenciando a forma como vais viver esse dia.
Nos dias de hoje, o normal é começar o dia numa correria porque se adiou o alarme mais 5 minutos ou, assim que se acorda, pegar no telemóvel, para consultar as redes sociais, notícias, e-mails, etc. Esta realidade prejudica a tua saúde e bem-estar, pois começas o dia com stress e estímulos visuais e mentais muito fortes.
Ao iniciares o teu dia com um ritual vais conseguir definir as tuas intenções para esse dia e vais concentrares-te nas tuas prioridades e autocuidado, durante esse momento. Desta forma, vais melhorar a tua saúde e bem-estar mental, físico e emocional, pois uma manhã tranquila proporciona-te um dia com mais paz, mais energia, menos stress e mais produtividade e foco ao longo do dia.
- 3 elementos fundamentais de um ritual matinal
Para criares o teu ritual matinal há 3 elementos que considero fundamentais, no entanto, deves apenas incluir no teu ritual matinal aqueles que te fizerem mais sentido e que respondem às tuas necessidades.
Desperta o teu corpo: Começa a tua manhã com movimento. Podes optar por um treino no ginásio ou uma corrida, se fizer sentido para ti, ou simplesmente fazer uns alongamentos quando te levantas. O exercício físico ajuda-te a despertar o teu corpo e a começar o teu dia com energia, foco, bom humor e menos stress.
Reflete: Dedica um momento da tua manhã a refletir, para isso podes fazer uma meditação matinal, pois vai ajudar-te a limpar a mente e a preparar-te para o dia que tens pela frente. Podes refletir sobre o que queres para o dia que está a começar, definindo 3 a 5 objetivos que queres alcançar, ou escrever 5 coisas pelas quais és grato na tua vida. Este momento de reflexão vai trazer-te mais energia e felicidade, pois ajuda-te a focares-te nas coisas boas que já tens na tua vida ou naquilo que desejas alcançar.
Nutre a tua mente: Por último, dedica um momento da tua manhã a nutrir a tua mente. Para isso, podes ler, ouvir um podcast, ver um documentário ou, por exemplo, estudar sobre algo que te dê entusiasmo. Este momento de aprendizagem traz-te a oportunidade de começares o teu dia a aprender algo novo.
Conclusão:
Um ritual matinal de bem-estar é uma ferramenta poderosa para começar o dia com energia e foco. No entanto, é fundamental que encontres um ritual matinal adequado às tuas necessidades e que funcione para ti, a longo prazo.
Numa fase inicial, podes focar-te apenas em um dos elementos mencionados acima e começa por adotar um hábito saudável de cada vez. Não queiras começar a meditar, ler e fazer exercício físico tudo ao mesmo tempo, escolhe apenas um. Quando este estiver consolidado, adiciona um novo hábito ao teu ritual da manhã, que pode fazer parte do mesmo elemento (corpo, reflexão, estudo) ou não.
Convido-te agora a criares o teu ritual matinal e a partilhares nos comentários deste artigo.