Melhora o teu bem-estar e reduz a ansiedade com música

A música é algo que faz parte do nosso dia-a-dia, indispensável durante a prática de exercício físico, estudo, trabalho ou simplesmente para nos sentirmos acompanhados. Mas sabias que a música também pode ter um impacto significativo no teu bem-estar e ajudar a reduzir a ansiedade?

Neste artigo, vou explorar como a música pode melhorar o teu bem-estar e a ansiedade, assim como partilhar 2 momentos importantes em que a música fará toda a diferença na tua rotina diária.

Corpo do artigo:

  1. A importância da música para o bem-estar
  2. Como a música ajuda a reduzir a ansiedade
  3. Inclui a música na tua rotina diária
  4. Conclusão
  1. A importância da música para o bem-estar

O papel da música na nossa vida vai muito para além do prazer que esta transmite. A música influencia diretamente a tua qualidade de vida e bem-estar, pois “a música é o grande remédio da alma” (Platão).

A melodia de uma música apresenta diversos benefícios para o bem-estar, entre eles: melhora o estado de espírito e emoções, faz-te recordar memórias, ajuda a reduzir o stress e a ansiedade e, no caso de pessoas com idades mais avançadas, a música pode contribuir para a redução do desenvolvimento de certas doenças, como por exemplo, o Parkinson. Para além disso, ajuda a manter a saúde mental e física, pois melhora a disposição, a memória, o sentido de orientação e a coordenação motora em geral.

Por esse motivo, a música tem sido o foco de inúmeros estudos científicos que exploram os seus efeitos sobre o bem-estar, saúde e qualidade de vida, assim como a sua influência na gestão e redução da ansiedade.

  1. Como a música ajuda a reduzir a ansiedade

Então, como é que a música ajuda a reduzir a ansiedade? Ouvir música liberta neurotransmissores no cérebro que te fazem sentir feliz, relaxada e até mesmo eufórica. Para além disso, a música contribui para a redução dos níveis de cortisol, a hormona do stress, ajudando-te a sentir mais calma e menos ansiosa.

Através das suas melodias e letras, a música tem a capacidade de te transportar para outro lugar, desviando a tua atenção de pensamentos ansiosos e preocupações. Um exemplo disso, é a música clássica ou a música com um ritmo lento e constante, pois estas promovem o relaxamento ao diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial. 

  1. Inclui a música na tua rotina diária

Incluir a música na tua rotina diária é uma das estratégicas mais eficientes e práticas, que podes usar para reduzir a ansiedade e melhorar o teu bem-estar e qualidade de vida. Partilho abaixo 1 dica prática de como podes, já hoje, adotar a música na tua rotina diária e 2 momentos em que esta pode contribuir realmente para o teu bem-estar. 

  • Cria listas de reprodução: Adapta as listas de reprodução para diferentes atividades e momentos do dia. Por exemplo, podes ter uma lista de reprodução que te transmita energia para iniciar o teu dia com boa disposição; uma lista de reprodução para momentos de trabalho intenso e concentração; uma lista de reprodução relaxante para o final do dia e/ou para antes de ires dormir; entre outras.
  • Ouve música enquanto trabalhas ou estudas: A música é um dos maiores aliados para momentos de maior foco, pois vai ajudar-te a manter a concentração durante mais tempo e, por isso, irás ser mais produtiva. O facto de veres mais resultados durante estes momentos vai fazer com que te sintas mais realizada e entusiasmada para continuar. Para estes momentos, deves optar por música instrumental ou música com um ritmo constante.
  • Ouve música para relaxar: Quando chegas a casa ao final do dia ou antes de ires dormir, tenta dedicar um momento a ouvir música suave ou sons da natureza. Desta forma, conseguirás acalmar mais facilmente a tua mente, desviar a tua atenção das preocupações do teu dia e preparar o teu corpo para o sono.

Conclusão:

A música é uma ferramenta que pode melhorar o teu bem-estar e reduzir a ansiedade. Ao incluíres a música na tua rotina diária, podes criar um ambiente mais relaxante e agradável, melhorar o teu humor, reduzir a ansiedade e o stress e até mesmo melhorar a tua produtividade. Por esse motivo, convido-te a ouvir música sempre que te sentires mais ansiosa ou que necessites de melhorar a tua disposição.

Gostaste deste artigo? Partilha com um/a amigo/a que irá beneficiar estas dicas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Shopping Cart
Scroll to Top