Velas de cera vegetal ou velas de cera de parafina…O que escolher?

Se és uma pessoa que se preocupa com a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida certamente que dás prioridade a produtos naturais e sustentáveis, mas será que já paraste para pensar de que são feitas as velas que dão um aroma especial e criam um ambiente acolhedor à tua casa?

Neste artigo, vais descobrir as principais diferenças entre as velas de cera vegetal, e as suas vantagens para a saúde, e as velas de cera de parafina, para de agora em diante saberes escolher a vela certa para ti.

Conteúdo do artigo:

  1. O que é a cera vegetal?
  2. O que é a cera de parafina?
  3. Resumo: Principais diferenças entre a cera vegetal e a cera de parafina
  4. Como escolher a melhor vela aromática?
  5. Conclusão
  1. O que é a cera vegetal?

A cera vegetal é uma cera com origem em produtos naturais e sustentáveis, como exemplos mais comuns, temos a cera de coco e a cera de soja, sendo provenientes de óleo de coco e do óleo de soja, respetivamente.

Habitualmente, as ceras vegetais apresentam um odor neutro, uma textura suave e cremosa e irregularidades pela sua pureza e composição 100% natural. Por esses motivos, são ideais para combinar com óleos essenciais, pois quando combinados com a cera vegetal, estes irão formar cristais que garantem que a vela tenha um aroma mais duradouro.

Por terem origem em fontes renováveis, as ceras vegetais apresentam uma maior segurança e conservação do ambiente, assim como uma maior segurança para a saúde, pois estas não libertam partículas tóxicas para a saúde quando estão a ser queimadas.

A temperatura a que queima uma vela de cera vegetal é baixa, reduzindo assim a possibilidade de queimaduras na pele. Possivelmente, já ouviste falar nas massagens com óleos de soja, na verdade as velas de cera de soja produzem este óleo que pode ser usado como óleo de massagem, uma vez que a sua temperatura é apenas de alguns graus acima da temperatura do corpo. 

Por último, as suas características naturais também asseguram uma queima mais lenta e uniforme, ou seja, durante a queima as velas de cera vegetal queimam por completo, sem desperdícios, e têm uma duração até 2 vezes superior às velas de cera de parafina. Por terem uma queima mais lenta, o aroma é libertado gradualmente e mantém-se durante mais tempo.

  1. O que é a cera de parafina?

Por sua vez, a cera de parafina é uma mistura de componentes que derivam do petróleo, com uma composição sólida, cor branca e sem odor.

As velas que habitualmente encontras nos supermercados são feitas com cera de parafina pela sua fácil acessibilidade, que garantem um preço mais baixo para o fabricante e para o consumidor. No entanto, e como já deves ter percebido, a cera de parafina é prejudicial para o ambiente e para a saúde, pois quando acesas, as velas de cera de parafina libertam uma fumaça e partículas tóxicas que prejudicam a qualidade do ar e a tua saúde.

A sua temperatura de queima é mais alta, podendo provocar queimaduras quando em contacto com a pele e, por esse motivo, apresentam uma queima rápida e desuniforme, sendo habitual provocarem os chamados “túneis”, ou seja, apenas o centro da vela derrete, ficando sempre cera agarrada aos frasco.

Relativamente ao odor, por serem velas de fácil acessibilidade e produzidas em grandes quantidades, estas são aromatizadas com fragrâncias artificiais, pelo que quando acesas pode acontecer que sintas o seu aroma mais artificial.

  1. Resumo: Principais diferenças entre a cera vegetal e a cera de parafina
Cera VegetalCera Parafina
ComposiçãoFontes renováveisPetróleo
TexturaSuave e cremosaSólida
Segurança para a saúdeAltaBaixa
Temperatura de queimaBaixoAlto
Tempo de queima++++
Durabilidade do aroma+++
Preço+++
  1. Como escolher a melhor vela aromática?

Agora que já sabes as principais diferenças entre a cera vegetal e a cera de parafina, deixo-te 3 pontos que considero essenciais na escolha de uma vela aromática.

  1. Composição: Sempre que possível, opta por velas de cera vegetal e natural, desta forma sabes que estás a proteger a tua saúde e o teu bem-estar.
  2. Aroma: Escolhe o aroma da tua vela de acordo com as tuas preferências aromáticas e/ou de acordo com o estado que desejas alcançar. Por exemplo, se procuras criar um momento de relaxamento, podes escolher aromas mais calmantes e suaves ou se desejas criar um momento de maior concentração e produtividade, escolhe aromas cítricos e frescos.
  3. Tempo de queima: O tempo de queima, que se traduz na durabilidade da vela, também é um indicador de qualidade da vela que vais comprar. Por esse motivo, e sempre que possível, verifica o tempo de queima da vela.

Conclusão:

Como podes verificar ao longo do conteúdo deste artigo, as velas de cera vegetal apresentam uma maior segurança para a tua saúde e para o ambiente. Estas são assim uma oportunidade de cuidares da tua saúde, pois permitem-te que alcances o estado de espírito desejado, protegendo a tua saúde relativamente a toxinas e maus odores.

Convido-te a conheceres as Velas AGNI, feitas com cera de coco e soja, 100% vegetal.

Clica aqui e conhece as Velas AGNI

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Shopping Cart
Scroll to Top